SAC 11 2241-4414 sac@gastaki.com.br
Dia da Decoração

Dia da Decoração

Dia 30 de Outubro – Dia da Decoração.

Apesar de, em termos de tempo evolutivo, a Decoração ser “novidade” no Brasil; acredita-se que ela está presente desde o período em que os homens moravam em cavernas! Mesmo com o ambiente precário, eles improvisavam pequenas mudanças para tornar seus lares mais confortáveis.

Quando a Família Real chegou ao Brasil, trouxe consigo objetos de extremo valor – como peças de tapeçaria, móveis de madeiras e pedras diferentes, acessórios e tecidos – para manter o padrão de ambiente que tinham nos palácios em Portugal – era tudo puramente estético! Quanto mais objetos caros e vistosos nos cômodos da realeza, melhor!

Apesar disso, foi só na década de 60 que o ato de decorar se tornou profissão aqui com a fundação da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP) e da ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial), trazendo o significado que faltava para essa arte chamada DECORAÇÃO.

Mas ela não se resume apenas aos interiores.

Outra modalidade de decoração vem ganhando força no mercado brasileiro e internacional, e aproveitando que estamos no meio da Primavera, não podíamos deixar de falar sobre uma vertente muito importante da decoração: o Paisagismo e a Jardinagem. Algo que sempre foi restrito para pessoas de Classe Alta está se tornando cada vez mais acessível e presente nas residências e escritórios brasileiros.

Os projetos de paisagismo, apesar de serem únicos, têm aspectos em comum.

  1. O paisagismo tem uma ESCALA: se refere ao tamanho das plantas, estruturas e o espaço aberto. Tudo tem que estar harmonioso e bem posicionado.
  2. Os paisagistas usam e abusam das LINHAS: geralmente distribuem pátios, deques e maciços usando linhas retas que são paralelas ou perpendiculares às linhas do terreno e da casa, mas também podem usar linhas curvas para criar lindas composições! Sem falar das técnicas mistas, onde linhas retas e curvas se combinam.
  3. Todo projeto de paisagismo tem uma ÊNFASE: existe a necessidade de criar um ponto de destaque utilizando toda a composição. Um simples contraste nas cores, texturas, formas ou alturas, tais como os fornecidos por um banco, árvore, piscina ou maciço de flores, podem prover a tão importante ênfase – ou destaque – ao ponto desejado.
  4. A ILUMINAÇÃO é um ponto crucial: no paisagismo, a iluminação do ambiente é de extrema importância tanto para demarcar caminhos e passarelas quanto para ajudar no destaque dos pontos desejados. Além de ser esteticamente agradável, dando um toque mágico ao seu jardim!
  5. Paisagismo é EQUILÍBRIO: Sendo simétrico ou assimétrico, através da textura, cor, tamanho, luz, forma e outras características, o paisagista pode dirigir a atenção com estabilidade a diferentes áreas do terreno.

A área da Decoração é extremamente ampla e com certeza merece um dia exclusivo pra ela! Nós, da GASTAKI, parabenizamos e agradecemos a todos os profissionais dessa área por nos proporcionar ambientes mais agradáveis e confortáveis!

E como estamos COM VOCÊ EM QUALQUER LUGAR e os clientes são sempre a parte mais importante de nós, os leitores do nosso blog ganham 10% DE DESCONTO (válidos até dia 30/11/2018) usando o código #DECORAKI ao efetuar SUA COMPRA.

Obrigada por ler e escolher a GASTAKI!

Até breve!